O que faz um psicólogo?

Alguma vez você já parou para prestar atenção no que está pensando e sentindo?

Aquilo que pensamos e sentimos influi diretamente na nossa vida, pois direciona nossas ações. O psicólogo é o profissional que investiga os pensamentos, estudando a fundo a mente, as emoções e o comportamento: Psicologia é a ciência que estuda a mente (Psique = alma, mente; Logia = estudo).


Após completar os 5 anos de estudos no curso de Psicologia, o psicólogo pode se especializar em diversas áreas de atuação e, durante sua carreira, continua a se atualizar e aprofundar seus conhecimentos. Há profissionais que atuam em clínicas, hospitais, clubes esportivos, empresas, escolas, consultorias, instituições etc. Podem trabalhar com tratamento, pesquisas, avaliação psicológica, como por exemplo, em testes para tirar carteira de motorista, porte de arma de fogo e até mesmo auxiliando juízes nos tribunais de justiça.


Atualmente o trabalho do psicólogo tem se tornado mais acessível e focado nas necessidades de seu cliente ou paciente. Por exemplo, há psicólogos especialistas em relacionamentos amorosos, que trabalham com o controle de ansiedade, em acompanhamento de mães que vão ter seu primeiro filho, em terapias de casal, no auxílio de pessoas que querem perder peso, na preparação de atletas, entre outros.

O profissional da Psicologia que se especializa na área clínica trabalha em consultório utilizando técnicas para o crescimento pessoal, equilíbrio emocional e o bem estar mental por meia da terapia (também chamada de análise, de acordo com a abordagem do profissional).


O psicólogo clínico tem como foco em seu trabalho auxiliar a pessoa a reconhecer motivações e pensamentos, perceber emoções e expressá-las adequadamente. Essas são características psicológicas que podem ser desenvolvidas e promovem qualidade de vida.



0 visualização0 comentário